Quantidade de Páginas visitadas



 

Histórico



O Colégio Estadual “Francisco Carneiro Martins”, iniciou suas atividades em 1º de março de 1946, sob a denominação de “Ginásio Estadual de Guarapuava.

Em 6 de março de 1942, o então Prefeito Municipal de Guarapuava, Dr. Mário P. Camargo fazia a doação, para o Estado do Paraná, de um terreno urbano, compreendido pelo “Largo Sete de Setembro”, com a área de 6,097 m 2, na quadra formada pelas Ruas : Dr. Laranjeiras, Capitão Rocha, Barão do Rio Branco e Silva Jardim, do perímetro urbano, para nele ser construído um Grupo Escolar.

O Prédio construído com 12 salas de aula, ficou pertencendo ao Grupo Escolar “Visconde de Guarapuava”.

Em 1945, pelo Decreto-lei nº 309, de 17 de fevereiro, assinado por sua Excelência, o Interventor Federal do Estado do Paraná, Sr. Manoel Ribas, criava-se o Ginásio Estadual de Guarapuava, posteriormente chamado de Ginásio Estadual “Manoel Ribas”, cuja instalação datou de 1º de março de 1946.

Sua equiparação como entidade educativa deu-se em 5 de outubro de 1946 pela Portaria Ministerial nº 567, do Ministério de Educação e Cultura.

Este Estabelecimento funcionou, inicialmente em 4 salas do Grupo Escolar Visconde de Guarapuava, com pouco mais de cem alunos.

Na gestão do Excelentíssimo Senhor Moysés Lupion, no Governo do Estado do Paraná, construiu-se um novo prédio à rua XV de Novembro, para o Grupo Escolar Visconde de Guarapuava e cuja inauguração aconteceu nos primeiros dias do Governo do Dr. Bento Munhoz da Rocha Neto.

O prédio, construído no Largo Sete de Setembro, passava então a pertencer ao Colégio Estadual “Manoel Ribas”, pioneiríssimo dentre todos os Estabelecimentos de Ensino secundários, criados no oeste do Paraná.

Seu pólo de atração alcançava as regiões de Pitanga, Campo Mourão, Pato Branco, Laranjeiras do Sul, Foz do Iguaçu e outras cidades do centro-oeste.

Seu primeiro Diretor foi o Dr. Francisco Carneiro Martins que conseguiu a construção de alvenaria a qual foi destinada para auditório, sala de professores e coordenação.

Na Direção do Sr. João Rodrigues de Oliveira, instalou-se o Curso Ginasial Noturno, no ano de 1950.

Em 1963, pelo Decreto-lei nº 10.911, de sua Excelência Gen. Ney Amintas de Barros Braga, datado de 10 de fevereiro, o Ginásio Estadual “Manoel Ribas”, tomava a denominação de Colégio Estadual “Miguel Bohomoletz” em homenagem a um benemérito médico, que em outros tempos, prestou serviços a Guarapuava.

Esse mesmo Decreto criou o Curso Científico Noturno na área de Cultura Geral.

Com a Portaria nº 3.179, de 13 de março de 1967 o Sr. Secretário dos Negócios de Educação e da Cultura autorizou o funcionamento do curso científico Diurno, na área de Ciências Físicas e Biológicas.

Em 31 de Dezembro de 1966, a lei nº 5.462, do Excelentíssimo Sr. Governador do Estado do Paraná, Dr. Paulo Cruz Pimentel, fazia voltar à antiga denominação de Colégio Estadual “Manoel Ribas”.

Finalmente, pelo Decreto nº 1385, de 23 de dezembro de 1975, do Excelentíssimo Sr. Jayme Canet Jr., Governador do Estado do Paraná, era autorizado o funcionamento do Complexo Escolar de Guarapuava, Ensino de 1º e de 2º Graus, resultante da reorganização do Colégio Estadual “Manoel Ribas”, Escola Normal Colegial Estadual “Professor Amarilio”, Colégio Comercial Estadual de Guarapuava, Grupo Escolar”Antonio Tupy Pinheiro”, Ginásio Estadual Noturno de Guarapuava, Grupo Escolar “Dr. Rubem Fleury da Rocha” e Grupo Escolar do ”5º Distrito Rodoviário”.

O art. 2º do mesmo Decreto, determinava que o Curso Científico do Colégio Estadual “Manoel Ribas”, a Escola Normal Colegial Estadual “Professor Amarílio” e o Colégio Estadual Comercial de Guarapuava passassem a constituir um único Estabelecimento, sob a denominação de Colégio Estadual “Francisco Carneiro Martins” - Ensino de 2º Grau.

Atualmente o Colégio Estadual “Francisco Carneiro Martins” oferta o Ensino Médio, Técnicos de Nível Médio Integrado e Subsequente.





Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Guaíra - CEP 80610-011 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito