SOU REPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZO

Data 5/6/2013 20:40:00 | Assunto: Assunto



No dia 05 de junho, comemoramos o dia Mundial do Meio Ambiente, uma data que foi instituída para lembrarmos que devemos preservar os recursos naturais, separar o nosso lixo, emitir menos gases poluentes e de efeito estufa, poluir menos os nossos rios, cortar menos as nossas florestas.


Fazemos parte do meio ambiente, mas ainda não tomamos consciência disso, ao contrário, produzimos resíduos (lixo) e não nos preocupamos com o seu destino, importando-nos apenas que sejam levados longe de nossos olhos, eximindo-nos de nossa responsabilidade.


Lixo este, gerado a partir do nosso consumismo desenfreado, incentivado pela mídia, sustentada pela indústria de eletromésticos, carros, roupas, calçados, celulares, etc, que através de comerciais, incentivam a população a consumir, criando assim a geração do descartável.


Temos que ter consciência de que quanto mais consumimos, mais recursos naturais são explorados e utilizados para suprir as necessidades diárias, muitas delas criadas pela indústria, que necessitam vender o seu produto custe o que custar, almejando lucros grandiosos sem se importar com a degradação ambiental.


O consumo gera lixo, resíduos como embalagens de refrigerantes, papel, papelão, vidro, isopor, pilhas, baterias, entre outros, que acabam indo para os rios, mananciais, solo, ar, poluindo-os.


No entanto, atitudes simples, que podem tornar-se rotina, ajudam na preservação dos recursos naturais, como fazer a separação do lixo úmido (restos de alimento, cascas de frutas) e seco (papel, papelão, vidro, plástico) - gerando emprego e renda para os catadores - deixando assim o mínimo de lixo para a coleta que deve ser realizada pela prefeitura. Vale a pena lembrar que cascas de frutas e também restos de verdura, podem transformar-se em adubo através da compostagem que pode ser feito em casa e utilizado na horta e os resíduos que não tiverem valor comercial para a reciclagem ou não poderem ser reciclados, a maioria, podem ser reaproveitados.


A problemática do lixo será discutida na IV Conferência Nacional de Meio de Meio Ambiente que será realizada de 24 a 27 de outubro de 2013, em Brasília, onde o foco será: produção e consumo sustentáveis; redução dos impactos ambientais; geração de trabalho, emprego e renda e educação ambiental. Mas antes disso deve-se discutido o assunto na associação de bairro, na escola e no município, pois precisamos levar propostas para sanar os problemas do lixo. Precisamos entender que somos responsáveis pelo resíduo que produzimos, por isso devemos nos conscientizar que fazemos parte dessa teia que nos envolve diariamente, chamado meio ambiente, incorporando no nosso dia-a-dia, a filosofia dos 3 Rs: reduzir, reutilizar, reciclar e dessa forma dar a nossa contribuição, por menor que seja, na preservação e conservação dos recursos naturais.




Jeane Aparecida Alves de Souza


Professora/coordenadora do Curso Técnico em Meio Ambiente


Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins - Guarapuava/Pr






Está notícia foi publicada no Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins
http://www.grpfranciscocmartins.seed.pr.gov.br

Endereço desta notícia:
http://www.grpfranciscocmartins.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=96